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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dicas de manutenção preventiva do seu carro










manutenção preventiva tem como objetivo evitar o mau funcionamento do veiculo ou até mesmo sua quebra, como também veículos sem manutenção, aumentam as chances de acidente, além de representar uma economia de combustível, mais conforto, segurança e redução nos custos de reparação  Aí vai algumas dicas para deixar seu carro sempre em ordem:


Bateria

As baterias modernas são seladas, portanto não necessitam de manutenção ( colocar aguá ) , mas é bom ficar sempre atento e manter os terminais da bateria limpos para que  armazene energia adequadamente proporcionando o bom funcionamento de todos os equipamentos como ar condicionado, partida do motor etc. 


Água do radiador

A finalidade do radiador é refrigerar o motor evitando o superaquecimento, por tanto é bom verificar o nível do liquido de arrefecimento toda semana e se necessário completar  com água e aditivo na proporção indicada no manual do veiculo, pois um vazamento ou até mesmo o nível baixo de aguá pode causar sérios danos ao motor, como queimas velas de ignição, juntas, furar pistões ou até mesmo fundir o motor. 

Extintor de incêndio

É um equipamento de uso obrigatório e quem tem validade, portanto observe periodicamente a validade e se for o caso faça uma recarga.

Óleo do motor

 A principal função do óleo do motor é lubrificar as partes de atrito do motor e resfria-lo. O nível de  óleo do motor deve ser verificado pelo menos uma vez por semana. A verificação e a troca são fundamentais para proteger e prolongar a vida útil do motor, lembrando que para óleos de base mineral a troca deve ser feita a cada 5.000 km juntamente com o filtro.

Óleo do cambio

Serve para lubrificar  as engrenagens da ´´caixa de marcha``. Não é necessário trocar o óleo do cambio, mas é importante sempre que tiver oportunidade, verificar o nível e se necessário completá-lo.

Filtro de ar

Deve ser trocado a cada 10.000 km

Filtro de combustível

A troca deve ser feita entre 10.000 km e 15.000 km, pois um filtro sujo ou entupido pode dificultar a passagem de combustível para o motor e até mesmo causar danos a bomba de combustível e a injeção eletrônica




Correia dentada

Deve ser trocada a cada 50.000 km ou quando apresentar rachaduras.

Pneus

Devem ser calibrados a cada 15 dias, de preferencia com os pneus frios, pois é importante que a pressão fique correta. Outra coisa também é fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km para evitar desgaste prematuro dos pneus.

Suspensão 

A cada 10.000 km deve ser avaliado os seguintes itens: Amortecedores, batentes, molas, pivôs  terminais, bandejas, barras de direção, buchas, pois estes itens em perfeito estado propiciam estabilidade, dirigibilidade, conforto e segurança para o veículo.
































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